CARACTERÍSTICAS
Num trabalho realizado por João Almeida (2006) investigador do INETI, no capítulo dedicado à análise sensorial da Carne Mertolenga DOP, com recurso a um painel de provadores treinados e num ensaio científico, tiram-se importantes conclusões sobre a tenrura da carne. Neste caso, a grande maioria dos provadores (85%) considerou a Carne Mertolenga DOP tenra, numa escala de 1 a 8, a pontuação mais atribuída foi 6.
Num artigo recente que aborda a qualidade dos produtos cárneos o Eng. Jorge Borges de Sousa, que é consultor, formador e examinador externo da Advanced Food Safety do Reino Unido afirma, “seria desejável que a qualidade das gorduras fosse semelhante à das raças autóctones portuguesas, nomeadamente, a Mertolenga e a Barrosã, que são criadas em pastoreio e com forragens ricas em termos dietéticos em vez de sistemas de alimentação intensivas.”
Podemos considerar que além de todas as óptimas características sensoriais, a Carne Mertolenga DOP também tem um papel positivo na saúde dos consumidores.