CARACTERÍSTICAS

A Carne Mertolenga DOP tem sido alvo de diversos estudos científicos e segundo painéis de provadores consegue obter quase os níveis máximos de classificação no que respeita às características de tenrura, suculência e intensidade de sabor.

Num trabalho realizado por João Almeida (2006) investigador do INETI, no capítulo dedicado à análise sensorial da Carne Mertolenga DOP, com recurso a um painel de provadores treinados e num ensaio científico, tiram-se importantes conclusões sobre a tenrura da carne. Neste caso, a grande maioria dos provadores (85%) considerou a Carne Mertolenga DOP tenra, numa escala de 1 a 8, a pontuação mais atribuída foi 6.

Num artigo recente que aborda a qualidade dos produtos cárneos o Eng. Jorge Borges de Sousa, que é consultor, formador e examinador externo da Advanced Food Safety do Reino Unido afirma, “seria desejável que a qualidade das gorduras fosse semelhante à das raças autóctones portuguesas, nomeadamente, a Mertolenga e a Barrosã, que são criadas em pastoreio e com forragens ricas em termos dietéticos em vez de sistemas de alimentação intensivas.”

Podemos considerar que além de todas as óptimas características sensoriais, a Carne Mertolenga DOP também tem um papel positivo na saúde dos consumidores.

Carne Mertolenga
Alcatra Lombo Acém Redondo Acém Comprido Cachaço Peito Pá Chambão Aba das Costelas Vazia Aba Grossa Rabadilha Chão-de-fora Pojadouro Ganso Redondo Chambão